Precisando de equilíbrio? Conheça receitas de chás para manter mente e corpo saudáveis

Trabalho, filhos, relacionamentos, amizades, manter tudo isso em dia às vezes nos consome mais do que gostaríamos. Com a rotina corrida, é difícil não se ver estressado ou desmotivado.

Para evitar esse desequilíbrio, a gente traz uma lista com chás que ajudam a equilibrar nosso corpo e mente, deixando a gente renovada e preparada para encarar o dia a dia com mais leveza!

1. Camomila

O chá de camomila é um clássico. Se você se sente muito estressada ou ansiosa, a camomila é a erva perfeita para você. Um punhado da erva pura já basta para um chá relaxante e você pode até mesmo fazer água saborizada para beber ao longo do dia, assim você já chega em casa muito mais calma e pronta para dar atenção aos filhos ou para curtir o fim do dia de maneira tranquila.

Foto: Trent Erwin

2. Gengibre

O gengibre é ótimo para regular o sistema respiratório, então se tem sentido desconforto na garganta, nariz ou até nos ouvidos, o chá de gengibre é perfeito para você! Além disso, ele é um ótimo desintoxicante e diurético, fortalece nosso sistema imunológico e nossos rins.

Para preparar o chá, basta raspar um punhado de gengibre cru e colocar em água fervente por cinco minutos. Se quiser potencializar, esprema um limão na mesma água e depois deixe em infusão até ele baixar um pouco a temperatura.

Foto: Dominik Martin

3. Chá vermelho

Embora bastante popular na China, o chá vermelho não tem muitos adeptos no Brasil. Apesar disso, o chá vermelho tem inúmeros benefícios para nosso corpo, incluindo diminuir a ansiedade tão comum nos dias de hoje. O chá vermelho tem propriedades antioxidantes e previne a retenção de líquidos.

Se você optar por tomar o chá vermelho, lembre-se de nunca fazê-lo à noite, pois por ser estimulante, pode causar insônia.

Foto: Sabri Tuzcu

4. Erva cidreira

Também conhecida como melissa, a erva cidreira tem efeitos calmantes quando consumida em forma de chá. Se você tem problemas para dormir, esse chá é super indicado para tomar perto da hora de ir para a cama. A cidreira também ajuda a combater as cólicas menstruais e diminui a pressão arterial.

Um punhado (1 a 4 gramas) de erva cidreira é o suficiente para um chá de 150 mL. Lembre-se de não ultrapassar as 12 gramas de erva por dia! O chá de cidreira não é indicado para gestantes e lactantes.

5. Chá preto

O chá preto é popularmente conhecido como emagrecedor, mas suas propriedades vão muito além disso. Por conter muita cafeína, o chá preto é ótimo para dar aquela energia que muitas vezes falta durante o dia e é mais benéfico do que o café.

Para preparar o chá preto, basta duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Lembre-se de não beber mais do que um litro desse chá por dia para evitar seus efeitos colaterais, como insônia e agitação noturna.

Foto: Matt Seymour

Insira esses cinco chás na sua rotina e depois avalie se eles realmente deram um up na sua saúde!

A gente vai trazer mais receitinhas de chás no futuro, fique ligada.

Até a próxima!


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